quarta-feira, 29 de junho de 2022

TOUR 2022 - TODAS AS ETAPAS

 









A 109ª edição do Tour de France será de 1 a 24 de julho; abertura será na Dinamarca, trajeto terá Alpe d’Huez e paralelepípedos




A 109ª edição do Tour de France será de 1 a 24 de julho e vai começar com um contrarrelógio em Copenhagen, na Dinamarca. O Tour de 2022 vai voltar ao Alpe d’Huez, terá uma etapa nos paralelepípedos da Paris-Roubaix, a subida a La Planche des Belles Filles logo na primeira semana e um contrarrelógio de 40 km no penúltimo dia.



Primeira semana

O Tour 2022 terá início na sexta-feira (1º de julho) em Copenhagen, na Dinamarca, com uma crono de 13,2 km no centro da cidade, onde nomes como Filippo Ganna, Stefan Küng, Primoz Roglic e Wout van Aert podem estar entre os favoritos a vestir a primeira camisa amarela. O percurso, com curvas, foi considerado bastante técnico.



Etapa de abertura será contra-relógio em Copenhagen



Ponte Great Belt no trajeto da 2ª etapa


Na 2ª etapa, dia 2 de julho, com 202, 5 km entre Roskilde e Nyborg, o pelotão deverá lutar contra os ventos. No percurso há a travessia da ponte Great Belt, a mais longa da Europa, com 18 quilômetros de extensão.



Etapa para velocistas na despedida da Dinamarca


Na 3ª etapa, dia 3 de julho, na despedida da Dinamarca, o percurso terá 182 km entre Vejle e Sønberborg, com menos exposição ao vento do que no dia anterior, e com tudo para ser a primeira oportunidade dos velocistas.



Chegada na França, com percurso com escaladas curtas


O pelotão tira um dia de folga para a transferência para a França no dia 4 de julho. A competição recomeça no dia 5, com a 4ª etapa, com 171,5 km entre Dunkerque e Calais. Embora a etapa comece e termine no nível do mar, a quantidade de escalada no meio do caminho pode ser motivo de preocupação para os velocistas. O pelotão irá passar por Flanders Ocidental e depois visitar Boulonnais. É provável que haja muitos ataques, especialmente no trecho final ao longo da costa. As subidas de Cap Gris-Nez e Cap Blanc-Nez podem ser decisivas.



A 5ª etapa terá 11 trechos de paralelepípedos


Na 5ª etapa, dia 6 de julho, com 154 km entre Lille e Arenberg Porte du Hainaut, os parelelepípedos estão de volta. A etapa terá 19,4 km de paralelepípedos, em 11 trechos, cinco dos quais inéditos tanto na Paris-Roubaix quanto no Tour de France.



A 6ª etapa será um longo dia nas Ardennes


A 6ª etapa, dia 7 de julho, começa na Bélgica, em Binche, conhecida no ciclismo profissional como sede da equipe Intermarché-Wanty, mas talvez mais famosa em todo o mundo pelas cervejas trapistas. A etapa tem 220 km até Longwy em um longo dia nas Ardennes. Os candidatos à vitória terão que avaliar bem seu esforço se quiserem brilhar no final, que é ainda mais difícil do que o da última vez que o Tour visitou Longwy. Atenção ao Mur de Pulventeux, a 6 km do final (800m de comprimento e média de 12%).



Planche des Belles Filles está de volta ao Tour na 7ª etapa


No dia 8 de julho, a 7ª etapa será a primeira etapa do Tour 2022 com chegada ao alto. Serão 176,5 km entre Tomblaine e Super Planche des Belles Filles. A etapa vai ultrapassar a chegada padrão, usada desde a sua estreia em 2010, e avançar na estrada de cascalho íngreme até o topo, usada pela primeira vez em 2019.



A 8ª etapa leva o pelotão para a Suíça


A 8ª etapa do Tour, dia 9 de julho, vai para a Suíça e atravessa as montanhas em um trajeto de 186,5 km entre Dôle e Lausanne . Depois da La Planche na etapa anterior, os que perderam tempo terão a chance de apostar na fuga. Uma vez na Suíça, o percurso segue até a cidade de Lausanne, e ao invés de um sprint plano no Lago Genebra, há uma subida no final.



Primeira semana do Tour termina na 9ª etapa


A 9ª etapa, dia 10 de julho, encerra a primeira semana do Tour com um trajeto de 193 km entre Aigle e Châtel les Portes du Soleil. Aigle, sede da UCI (União Ciclística Internacional), recebe o pelotão para o percurso que inclui o Col des Mosses e o Col de la Croix, a subida mais difícil do dia. A chegada na estação de esqui de Châtel passa por estradas usadas regularmente na corrida Criterium du Dauphine nos últimos anos, mas sem um final íngreme.


Segunda semana

O Tour retorna para a 10ª etapa, no dia 12 de julho, com 148,5 km entre Morzine les Portes du Soleil e Megève. Realizada no dia seguinte ao primeiro descanso, a etapa entre paisagens montanhosas de tirar o fôlego, especialmente quando corre ao longo do Lago Genebra, passa por muitos vales e tem chegada em subida.



A 10ª etapa tem chegada em subida



A 11ª etapa promete ser um dia épico nas montanhas


A 11ª etapa, dia 13 de julho, entre Albertville e o Col du Granon, com 152 km, promete um dia épico nas montanhas. As subidas começam no ziguezague dos Lacets de Montvernier, depois continuam com as travessias do Télégraphe e do Galibier antes do Col du Granon, a 2.413 metros, usado no Tour apenas uma vez antes, em 1986, quando Greg Lemond estava com a camisa amarela. O Granon é uma subida de 11,3 km com um início suave, em 4 a 5% que depois tem uma inclinação constante, de 9 a 11%.



Alpe d’Huez está de volta ao Tour de France


A 12ª etapa, dia 14 de julho, será outro dia épico nas montanhas, com 165,5 km entre Briançon e o Alpe d’Huez (13,8 km a 8,1 % de inclinação), que retorna ao Tour após quatro anos. No Dia do feriado da Bastilha, a etapa reproduz exatamente o percurso de 1986, com a subida do Galibier e do Col de la Croix de Fer antes de enfrentar os 21 tornantes que levam a Isère e à linha de chegada na famosa subida do Alpe d’Huez.



Oportunidade para velocistas na 13ª etapa com chegada em Saint-Étienne


A 13ª etapa, dia 15 de julho, será mais uma oportunidade para os velocistas que sobreviveram aos Alpes. Serão 193 km entre Bourg d’Oisans e Saint-Étienne, uma cidade que geralmente recebe a Paris-Nice e a Criterium du Dauphine.



A 14ª etapa tem o Croix-Neuve, também conhecido como Montée Jalabert, no trajeto


A 14ª etapa, dia 16 de julho, com 192,5 km entre Saint-Étienne e Mende, passa pelos departamentos de Loire, Haute-Loire e Lozère e tem como principal desafio a subida íngreme do Croix-Neuve, também conhecido como Montée Jalabert.



A 15ª etapa vai atravessar a Montagne Noire de Revel


A 15ª etapa, com 202,5 km entre Rodez e Carcassonne, celebrada cidade medieval, no dia 17 de julho, passa pelas colinas do Haut Languedoc e atravessa a Montagne Noire de Revel. É um trajeto de altos e baixos que pode ajudar um grupo escapado nos cenários dos girassóis.


Terceira semana


A 16ª etapa, no dia 19 de julho, abre a semana final do Tour 2022 e marca a chegada aos Pirineus. A etapa entre Carcassonne e Foix, com 178,5 km, passa por Limoux, chega nas montanhas pelo Port de Lers, atravessa o Mur de Péguère antes da descida para Foix, em uma chegada semelhante a de 2017.



A 16ª etapa marca a chegada aos Pirineus



A 17ª etapa será nas alturas e vai escalar o Col d’Aspin pelo lado mais difícil


Na 17ª etapa, dia 20 de julho, com 130 km entre Saint-Gaudens e Peyragudes, o pelotão vai atravessar o Col d’Aspin pelo lado mais difícil, enfrentar a descida sinuosa para Loudenvielle, o Col d’Azet e, depois, a chegada na estação de esqui em Peyragudes.



A 18ª etapa será o último desafio nas montanhas do Tour 2022


A 18ª etapa, dia 21 de julho, com 143,5 km entre Lourdes e Hautacam, é o último grande teste de montanha para os escaladores em um trajeto sem descanso, com destaque para a passagem pelo Aubisque e a estreia do Col de Spandelles, uma estrada antiga, nunca usada pelo Tour, com uma subida estreita, antes da chegada em Hautacam.



A 19ª etapa será para os velocistas


Na reta final do Tour, a 19ª etapa, com 188,5 km entre Castelnau-Magnoac e Cahors, no dia 22 de julho, tem uma curiosidade: o trajeto passa pelo castelo de Cayx, localizado perto de Cahors, pertence à família real dinamarquesa, país que recebeu a abertura da disputa de 2022. O trajeto é por estradas ondulantes e a etapa pode ser para velocistas ou uma última chance de vitória para muitos.



Penúltima etapa será de contrarrelógio


A 20ª e penúltima etapa, dia 23 de julho, será uma prova de contrarrelógio individual de 40,7 km entre Lacapelle-Marival e Rocamadour, a crono mais longa do Tour desde 2013. O bom desempenho num contrarrelógio no final do Tour exige sempre um certo tipo de combinação, decorrente da forma do ciclista após três semanas de corrida, da sua motivação dada a sua possível posição final na classificação geral e da sua intrínseca qualidade em uma crono. O trajeto conta com uma descida íngreme para o vale, um teste de nervos em uma bicicleta TT, e depois segue direto para a subida final. A chegada é na cidade turística de Rocamadour, no topo de uma falésia.



Percurso do tradicional encerramento em Paris


O Tour 2022 termina dia 24 de julho com a tradicional festa na Avenida Champs Elysées, que recebe a chegada do pelotão desde 1975. A 21ª etapa terá 116 km, com largada em La Défense Arena.


AS ETAPAS

Etapa 1 – 6ªfeira - 1 de julho – Copenhagen – Copenhagen – 13,2 km

Etapa 2 – sábado - 2 de julho – Roskilde – Nyborg – 202,5 km

Etapa 3 – domingo - 3 de julho – Vejle – Sønberborg – 182 km


Dia de transferência para a França – 2ªfeira - 4 de julho


Etapa 4 – 3ªfeira - 5 de julho – Dunkerque – Calais – 171,5 km

Etapa 5 – 4ªfeira - 6 de julho – Lille Métropole – Arenberg Porte du Hainaut – 154 km

Etapa 6 – 5ªfeira - 7 de julho – Binche – Longwy – 220 km

Etapa 7 – 6ªfeira - 8 de julho – Tomblaine – Super Planche des Belles Filles – 176,5 km

Etapa 8 – sábado - 9 de julho – Dôle – Lausanne – 186,5 km

Etapa 9 – domingo - 10 de julho – Aigle – Châtel les Portes du Soleil – 193 km


Dia de descanso – 2ªfeira -11 de julho


Etapa 10 – 3ªfeira - 12 de julho – Morzine les Portes du Soleil – Megève – 148,5 km

Etapa 11 – 4ªfeira - 13 de julho – Albertville – Col du Granon – 152 km

Etapa 12 – 5ªfeira - 14 de julho – Briançon – Alpe d’Huez – 165,5 km

Etapa 13 – 6ªfeira - 15 de julho – Bourg d’Oisans – Saint-Étienne – 193 km

Etapa 14 – sábado - 16 de julho – Saint-Étienne – Mende – 192,5 km

Etapa 15 – domingo - 17 de julho – Rodez – Carcassonne – 202,5 km


Dia de descanso – 2ªfeira -18 de julho


Etapa 16 – 3ªfeira -19 de julho – Carcassonne – Foix – 178,5 km

Etapa 17 – 4ªfeira -20 de julho – Saint-Gaudens – Peyragudes – 130 km

Etapa 18 – 5ªfeira -21 de julho – Lourdes – Hautacam – 143,5 km

Etapa 19 – 6ªfeira -22 de julho – Castelnau-Magnoac – Cahors – 188,5 km

Etapa 20 – sábado - 23 de julho – Lacapelle-Marival – Rocamadour – 40,7 km

Etapa 21 – domingo -24 de julho – Paris la Défense Arena – Paris Champs-Élysées – 116 km































.


sábado, 25 de junho de 2022

LIVRO SAGRADO DE RECEITAS SPÁZICAS - PACK VITE-MASSAS REQUINTADAS - PROJETO - (EPISÓDIO 2)



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


- PACK VITE-MASSAS REQUINTADAS- 

LIVRO SAGRADO DAS RECEITAS SPÁZICAS

- PROJETO -

- TESTE ,HISTÓRIA ,APRESENTAÇÃO -

EPISÓDIO 2 -

(NOVO PRATO DO PACK - SPAGUETTI VITE-MASSA)


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Bastante entusiasmados com a ideia para o novo prato para o LIVRO SAGRADO DAS RECEITAS SPÁZICAS e com a "iluminação" de uma proposta ao CONCELHO para o importante livro com a esperança que seja aprovado pelo esse rígido organismo, esta semana têm sido trabalhadas e testadas variantes e acertos para se chegar ao oficial a apresentar!!

Pois este é o episódio 2 e parece que iremos ter aqui no SPOTOSSOL ainda vários até ao dia de sua APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA AO CONCELHO DE GUARDIÕES DO LIVRO SAGRADO DE RECEITAS SPÁZICAS.


A ideia está em evolução e chegou-se a pensar em alargar o projeto a um conjunto de pratos na mesma base ,devido a várias variantes que poderão dentro da mesma essência produzir uma coleção ou pack de pratos.
Notou-se que se podem efetuar várias nuances que resultam em pratos com a mesma base porém diferentes (ou seja um conjunto).
Pois a ideia parece ter pernas para andar e vai-se elaborar um conjunto de 3 ou 4 pratos.
Realizar e testar o prato com outros tipo de massas e com novos ingredientes para cada ,mantendo o carisma entre o conjunto (interligados e ao mesmo tempo singulares).

Não se chegou ainda a uma denominação para o CONJUNTO, pensaram-se alguns nomes ,mas nada de definitivo a ver ainda  !!
Alguns foram :

MASSAS VITE-FAIT DE REQUINTE 
outro foi simplesmente :
MASSADAS (este logo desaprovado que faz lembrar a - Massada de peixe - .

Ainda a estudar e pode ser que aparece um bom nome para o CONJUNTO.


Visto isto e sob nova direção para o projeto ,avançamos com a ideia neste EPISÓDIO 2.


Tínhamos como objetivo acrescentar e testar queijo ao prato base e lembrámos de usar o ESPARGUETE para essa ideia.
Ora nesta 3ªfeira dia 21 rumámos ao LIDL com a ideia de escolher um queijo de requinte que fosse bem no prato.
E optámos por usar como base o :

ESPARGUETE VULGAR.

Ora o queijo optámos por testar um CHEDDAR.
Com todos os ingredientes adquiridos e alegres e cheios de de esperança de um bom resultado final ,apresámos a chegada à KITCHEN STAR para pôr mãos ao trabalho.
O grande teste foi a inclusão do Queijo na receita.
E das várias opções o CHEDDAR foi mesmo o que se pensou que seria o mais indicado.


Cheddar (Vallley Spire ) - Lidl 

Mãos à obra a Dona Mara avançou com a experiencia e com uma ideia já pré concebida ,pegou nas rédeas fechou a porta para se concentrar sem ruido e bora!!

O SUPER apenas ralou o CHEDDAR (a opção foi ralado) e zarpou da "oficina".
Na KITCHEN a D.M. aplicou a receita base ,acrescentou como novidade as NATAS e de resto mesma essência original dos GOBETTIS DE VERÃO (EPISÓDIO 1 - apresentação).





Fica a receita provisória completa e já se fala no resultado :


Esparguete
Cheddar (queijo) - novidade
Tomate cherry
Natas - novidade
Molho de tomate
Manjericão
Azeite


PREPARAÇÃO :

Cozer o esparguete , no wok jogar o azeite e molho de tomate.
Adicionar o esparguete as natas e sal, misturar muito bem e quando cozinhado adicionar o CHEDDAR e o Tomate cherry até que o queijo derreta por completo .
Por fim folhas de manjericão só no prato.


RESULTADO :

Resultou em pleno !! Uhauuuuu!!
Foi incrível o seu final com um toque bem distinto do EPISÓDIO 1, mas mantendo a base.
O CHEDDAR e as NATAS caíram magnificamente na base ,o Esparguete reagiu bem à base e abriu portas e com saldo positivo para um projeto de um CONJUNTO de pratos ,um PACK.
Deu para entender que dentro da mesma base se pode criar um conjunto de pratos irmãos com nuances e cada um com vida própria dentro do PACK VITE-MASSAS REQUINTADAS  !!
Se lembrou deste nome para o CONJUNTO ,ainda não definitivo.

Para já 2 testadas para o PACK e com lugar a serem trabalhadas aprofundadamente para as apurar e apresentar ao CONCELHO :


* GOBBETTIS DE VERÃO
* SPAGUETTI UHAUUUUU (nome provisório)

Bom.....fim deste episódio ,mais alguns em vistas e o próximo já amanhã talvez com um terceiro prato do CONJUNTO.

---------------------------------------------------------------------------

LIVRO SAGRADO DE RECEITAS SPÁZICAS - PACK VITE-MASSAS REQUINTADAS -- PROJETO - EPISÓDIO 2 
- spaguetti uahuuuuu, a origem, prato 2 do pack -
  
--------------------------------------------------------------------------


21JUN022

terça-feira, 21 de junho de 2022

LIVRO SAGRADO DE RECEITAS SPÁZICAS -TESTE NOVO PRATO - GOBBETTIS DE VERÃO - APRESENTAÇÃO - EPISÓDIO ZERO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


- GOBBETTIS DE VERÃO -

LIVRO SAGRADO DAS RECEITAS SPÁZICAS

- NOVO PRATO TESTE -

- TESTE ,HISTÓRIA ,APRESENTAÇÃO -

- EPISÓDIO ZERO -

(APRESENTAÇÃO)


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Deixar-se já aqui o que se passou!!

A Dona Mara no dia de hoje 21 junho de dois mil e vinte e dois em pleno VERÃO SPÁZICO 2022 ,ficou em casa enquanto o SUPER foi trabalhar e quase que ao acaso descobriu uma receitas que mais apurada e experimentada poderá (tendo uma enorme taxa de probabilidade) de ser proposta a CONCELHO para 
entrar no SAGRADO LIVRO DE RECEITAS SPÁZICAS (SLRS) do nosso SPOTOSSOL.
Passando à sua história e capitulo zero deste prato:
Ao ficar em casa ,pois teve de fazer o seu almoço e....... tinham sobrado umas massa - Cotovelos Gobbetty -,já cozinhadas .........



..... do jantar apressado do dia anterior e que a Dona Mara pensou em aproveitar para a sua refeição!!
Pois as massas por si só, uhuuum..... tíria de se fazer algum acompanhamento e aqui que começa a verdadeira história!!

Pois buscando algo no frigorifico surgiu a ideia de fazer uma mistura e aqui aos poucos e ao acaso descobriu um prato sem dúvida com potencial para ser um prato SLRS 5* .

No frisco 
estavam uns tomates cherrys e a ideia seria misturar com os ditos cotovelinhos (ver imagem em cima), porém parecia muito deslavada a refeição e sendo assim colocou as massas numa frigideira e começou por adicionar polpa de tomate...uhmmmm ... em busca de um qualquer toque que apura-se ainda mais o prato lembrou-se de experimentar uma adição de mayonese ao lume e foi com espanto que descobriu um condimento fabuloso.

A mayonese cozida com a polpa de tomate transmitiu um gosto único fabuloso misturado com as massas ,depois de passado na frigideira tudo junto,adicionou uma boa quantidade de tomates cherrys cortados às metades e ........
colocou tudo num prato!!
e ainda :  visitou o CANTINHO DAS AROMÁTICAS monida de uma ferramenta para cortar alguma erva do incrivel CANTINHO e proporciona-se um toque especial no dito prato inventado no momento.
Optou pelo MANJERICÃO (click - MANJERICÃO - CANTINHO DAS AROMÁTICAS - SPA HOTEL "O TERRAÇO) E...................... uhauuuuuu 

Toda essa mistura resultou num conjunto fabuloso perfeito .

Ora telefonou de imediato ao SUPER com a novidade e depois de se deliciar com tal iguaria ao calhas quase.
O SUPER quando chegou a casa (+- hora da janta) excitado com a ideia e com as fotos que a DM tinha enviado de crescer água na boca .........



..... claro foi tentar reproduzir tal prato.

Cozeu Cotovelinhos a rigor dentro dos tempos e com todos os requisitos ,adicionou a formula mágica descoberta ao almoço do molho de tomate e mayonese no molho ao lume misturado com as massas já cozidas e coadas ,tomate cherry e o tal do MAJERICÃO do CANTINHO DAS AROMÁTICAS do SPA HOTEL.
Provou e testou e delicioso com tal resultado levantando mesmo o véu de se poder apurar ainda mais e testar alguma alteração e propor ao CONSELHO DE PROVAS E TESTAGEM do SLRS para votação e aprovação para o livro sagradio desta receita.

Para já e nada ainda de definitivo fica a receita provisória com a promessa de novos etapas do prato.
 
A receita provisória ficou assim :


Para 2 pessoas:

200 grs de Massa cotovelinhos
2 lts de agua
Azeite qb
150 cl de polpa  de tomate 
3 colheres de sopa de Mayonese
6 folhas de Manjericão
180g de Tomate cherry
Sal qb 


Preparação provisória :

Cozer os cotovelinhos em 2 lts de água.
Deixar a água levantar fervura colocar a massa e deixar cozer 9 minutos após levantar fervura de novo.
Apagar o lume ao fim desse tempo ,coar de imediato a massa num passador e deixar no passador durante 15 minutos aprx.

Depois então ,num wok colocar um fio de azeito qb e a Polpa de tomate deixar fritar um pouco mexendo com uma colher de pau. Depois colocar a  Mayonese e mexer e logo de seguida juntar as Gobbetty. Misturar tudo com o lume brandinho e deixar ao lume um bocado indo mexendo.
Depois cortar os tomates cherrys às metades e misturar e deixar cozinhar mais uns 30 segundos envolvendo tudo.
Servir nos pratos e muito e muito importante colocar 3 folhas de MANJJERICÃO cortada aos bocadinhos por cima de cada prato.
Uma autentica delicia ,de sabor dos deuses.


Está-se a pensar talvez melhorar ou experimentar mais algumas coisas e vai-se dando conta por aqui no blog.
Pensou-se talvez em queijo por cima ?
Qual queijo?
Não se sabe mas vai-se experimentar ,talvez fique bem !
Experimentar com alguns tipos diferentes de queijo ainda em estudo.
E algum pormenorzito mais a estudar ainda também!!

Não perca as cenas dos próximos capítulos que prometem serem bastante interessantes e quem sabe ser aprovado pelo CONCELHO para o LIVRO SAGRADO DAS RECEITAS SPÁZICAS.




FICA TAMBÉM JÁ "ETIQUETADO" AQUI NO BLOG para se poder acompanhar o desenvolvimento :

Etiquetas :

. LIVRO SAGRADO RECEITAS SPÁZICAS
. LIVRO SAGRADO RECEITAS SPÁZICAS - NOVOS PRATOS
. LIVRO SAGRADO RECEITAS SPÁZICAS - NOVOS PRATOS - GOBETTIS DE VERÃO
. GOBBETTIS DE VERÃO

. VERÃO
. VERÃO 2022


ATÉ BREVE !!

22JUN022

quarta-feira, 15 de junho de 2022

VERÃO 2022



ALERTA ALERTA ALERTA spotossol 



ALERTA ALERTA ALERTA spotossol ALERTA ALERTA ALERTA spotossol ALERTA ALERTA


.

VERÃO 2022 VERÃO 2022 VERÃO 2022 VERÃO 2022


INICIO INICIO COMEÇA COMEÇA ABRE ABRE ABRE : 



AMANHà AMANHà AMANHà AMANHà

16 JUNHO 


ALERTA ALERTA ALERTA spotossol ALERTA ALERTA ALERTA spotossol ALERTA ALERTA ALERTA spotossol ALERTA ALERTA

.

sexta-feira, 10 de junho de 2022

INICIO VERÃO 2022 - DATA

NOVIDADES spotossol NOVIDADES spotossol NOVIDADES spotossol NOVIDADES

.

VERÃO 2022 VERÃO 2022 VERÃO 2022 VERÃO 2022


abertura inicio dia 1 abertura inicio abertura 



PRÓXIMA 4ª FEIRA DIA :

15 JUNHO 

NOVIDADES spotossol NOVIDADES spotossol NOVIDADES spotossol NOVIDADES
.


domingo, 5 de junho de 2022

ROLAND GARROS 2022 - FIM

 Terminou hoje mais uma edição do Roland Garros ,a edição número 110.

Um dos eventos que o SPOTOSSOL acompanha todos anos NOSofá! e faz parte.

Um dos eventos mundiais bastante importante e mais especificamente da modalidade de Tennis do ATP.
Um dos 4 torneios do Grand Slam e que o SPOTOSSOL acompanha todos os 4 NOSofá!.


Este ano terminou hoje com a FINAL MASCULINA :

RAFAEL NADAL - RUUD 
3 - O 
(6-3,6-3,6-0)







ft.SPOTOSSOL,NOSofá
.

CAMPEÃO ROLAND GARROS 2022

RAFAEL NADAL






14ª VITÓRIA do Nadal no Roland Garros !
Record de conquistas do Torneio e também somou com esta conquista a 22ª vitória de Torneios do GRAND SLAM ,mais um Record absoluto de toda a história do Tenis!


Nos Femininos a grande CAMPEÃ e sem espinhas e sem qualquer dúvida foi a polaca :

IGA SWIETEK



com a vitória na final ontem no sábado 4 de maio frente à ainda mais jovem que ela COCO RUMA.


 


Terminada a edição deste ano que o SPORTOSSOL acompanhou NOsofá ficam também por aqui os quadro dos jogos todos desde os oitavos de final p+ara a posterioridade :

ROLAND GARROS 2022 
QUADROS 


MASCULINOS 

Oitavos de final :



Quartos de final :


Meias finais :


FINAL :

Nadal - Ruud 




FEMININOS :


Oitávos de Final




Quartos de final 



Meias finais 



FINAL 

Coco - Jazenka 



CAMPEÕES :

RAFAEL NADAL

IRINA SJENKA



Fim de mais um enorme evento ,achádos os campeões deste ano e que entretem noSOFÁ estes 15 dias !
Próximo agora dos bigs será a Volta a frança em bicicleta que o SPOTOSSOL acompanha todos os verões durante as 3 semaninhas do TOUR !!
Este ano agendado para 13 jUlho o seu inicio até ao último dia do mês !!



\

sábado, 4 de junho de 2022

MALAGUETAS

NOME: Malagueta 

NOME CIENTÍFICO: Capsicum Annuum 

VARIEDADE: Pimenta de Cayenne (Vermelha)

CAPSAICINA: 30000 a 50000

Originária da Cordilheira dos Andes, a pimenta cayenne é hoje uma das variedades mais cultivadas na Ásia. 

Tem um aroma fumado e pungente e um calor intenso. 

É particularmente picante, usem com moderação ;)

ONDE USAMOS: Aqui usamos em tudo o que queiramos dar um sabor picante. 

PROPRIEDADES

  • Previne e ameniza gripes e constipações;
  • Possui propriedades antifúngicas;
  • Previne dores de cabeça;
  • Possui propriedade antialérgica;
  • É útil contra coágulos sanguíneos;
  • Possui  propriedades antibacterianas;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Melhora a imunidade;
  • Evita estados depressivos.
A NOSSA PIMENTA CAYENNE ESTÁ ASSIM:
COLHEITA: Com algum objeto que corte, cortar o fruto com um pouco do talo.

  • É uma planta que não gosta de frio.
  • Deve ser regada diariamente ou de dois em dois dias (NUNCA DEIXAR A TERRA SECAR). Não encharcar a planta pois ela morre, deixá-la sempre húmida.
  • A pimenta ama sol direto, por isso quanto mais sol melhor, todo o sol a que ela tem direito.
Merciiiii



MANJERICÃO ROXO

NOME: Manjericão Roxo

NOME CIENTÍFICOOcimum basilicum “purpurascens”

ORIGEM: Ásia e África.

O manjericão roxo é uma planta aromática herbácea, de folhas roxas e ovais. 

É uma erva muito aromática com folhas perfumadas. 

Os rebentos de manjericão, ou seja, as folhas mais pequenas do centro são mais enrugadas.

Ciclo de vida perene.

Floração ano todo.

ONDE USAMOS: O manjericão roxo é uma espécie mais soft do manjericão então não é muito bom utilizar em comidas quentes, mas sim em frias como saladas, limonadas, e pode ser usado para temperar tudo o que seja frio. O que muitos não sabem é que o manjericão roxo é mais útil em fins medicinais, como chás, cremes e óleos pois tem uma série de propriedades que ajuda no nosso corpo. 

Fica entre nós, mas eu quis mesmo este tipo de manjericão para dar uma corzinha ao meu cantinho de ervas aromáticas, folhas roxas muito bonitas e muito diferentes.

PROPRIEDADES:

  • Ajuda em problemas de estômago;
  • Antibacteriano;
  • Anti-inflamatório;
  • Antidepressivo;
  • Síndromes metabólicas;
  • Desintoxica o corpo;
  • Repelente natural.
UMA DICA: Fazendo um chá de manjericão e adicionando 100ml de vodka, colocando num borrifador e borrifar todo o seu canteiro com a mistura, faz um excelente inseticida natural, afasta todos os tipos de pragas, insetos e mosquitos!!!

O NOSSO MANJERICÃO ROXO ESTÁ ASSIM:
Apesar de parecer que está a murchar ou que veio uma rabanada de vento, não foi o que aconteceu. O que aconteceu foi que eu tive um pequeno incidente e deixei-o debaixo do chapéu de sol que estava a pingar só numas das metades da planta, e é por isto que ela está virada para um dos lados.

COLHEITA: Para realizar a colheita do Manjericão é necessário o Manjericão possuir 6 folhas verdadeiras e apresentar uma altura superior a 12 cm. Devemos colher sempre na parte de cima e deixar folhas por baixo para que voltem a crescer mais. COMO NA IMAGEM:
(Imagem retirada do blog Vida Feliz)
  • Regar de 10 em 10 dias quando a terra estiver bem seca.
  • Sol direto não é a melhor opção mas sombra também não, como resolver? O manjericão gosta de sombra parcial, pelo menos 4 horas de sol por dia, então eu decidi colocá-lo num sítio estratégico no meu terraço onde ele apanhe com o sol só de manhã e com a sombra a tarde.
  • Não gosta de frio e deve estar bem protegido do vento.
  • Não regar as folhas.
Au revoooir 





MANJERICÃO

NOME: Manjericão

NOME CIENTÍFICOOcimum Basilicum

VARIEDADE: Italiana

O Manjericão é uma erva aromática perfumada, sabor apimentado e florida. 

É um pequeno arbusto com imensas ramificações cobertas com folhas verdes de forma oval e rija que pode atingir 60 cm de altura. 

As suas flores apresentam uma configuração de espiga e são brancas e rosadas.

ONDE USAMOS: Saladas, molhos de tomate, tempero para carne (especialmente frango, sopas e caldos, PIZZA (o melhor na minha opinião), acompanhado com queijos (como queijos frescos ou requeijão), em bebidas e sobremesas (como a limonada), em chás, e em óleos (para usar no corpo).

PROPRIEDADES:

  • Tratar gripes, constipações e bronquites;
  • Melhorar a digestão;
  • Prevenir e ajudar a tratar a pressão alta;
  • Combater depressão, ansiedade e insónias;
  • Tratar feridas e picadas de inseto;
  • Ajudar na perda de peso;
  • Aliviar enxaquecas;
  • Tratar aftas, dor de garganta e amigdalite.
O NOSSO MANJERICÃO ESTÁ ASSIM:
COLHEITA: Para realizar a colheita do Manjericão é necessário o Manjericão possuir 6 folhas verdadeiras e apresentar uma altura superior a 12 cm. Devemos colher sempre na parte de cima e deixar folhas por baixo para que voltem a crescer mais. COMO NA IMAGEM:

(Imagem retirada do blog Vida Feliz)
  • Regar de 10 em 10 dias quando a terra estiver bem seca.
  • Sol direto não é a melhor opção mas sombra também não, como resolver? O manjericão gosta de sombra parcial, pelo menos 4 horas de sol por dia, então eu decidi colocá-lo num sítio estratégico no meu terraço onde ele apanhe com o sol só de manhã e com a sombra a tarde.
  • Não gosta de frio e deve estar bem protegido do vento.
  • Não regar as folhas.
Tchauuu




TOMILHO

NOME: Tomilho 

NOME CIENTÍFICOThymus vulgaris

É um subarbusto aromático muito clássico na culinária

Planta perene, que atinge até 30 centímetros de altura, apresenta um caule rasteiro do qual saem ramos eretos compostos com folhas pequenas lineares e lanceoladas. 

As flores também são pequenas de cor rosada ou esbranquiçada. 

A planta toda possui um perfume muito aromático e um sabor algo picante e levemente amargo.

ONDE USAMOS: Sendo sincera costumamos usar em quase tudo AHAHA tudo que seja saladas, carnes, peixes, etc. Mas cá entre nós onde eu gosto mais é no tomate...

Não sei se o resto do mundo tem a a mesma opinião que eu, mas tanto o cheiro como o saber do tomilho me faz lembrar uma espécie de oregãos mais forte.

O NOSSO TOMILHO ESTÁ ASSIM:


Admito quer ele já esteve bem maior, mas temo-nos entusiasmado nas saladas LOL

COLHEITA: Para colher usamos uma tesoura e cortamos um molho deixando sempre pelo menos 2cm da terra para ele poder voltar a crescer, COMO NA IMAGEM:
(Imagem retirada do blog Vida Feliz)
  • Tenho regado só quando a terra está sequinha sequinha, coloco o dedo dentro da terra e quando ele sair seco aí está na hora de regar. 
  • Ao regar encharco mesmo até escorrer por baixo.
  • Todos os dias o deixo ao sol, pois nas minhas pesquisas o que concluí foi que o tomilho ama umas horas de sol por dia.
  • Importante não regar quando o tomilho está a tomar sol para não correr o risco de ele cozinhar, então é mais recomendado regar ou de manhãzinha ou à noite.
  • Não regar as folhas.
E é isto !!


ERVAS AROMÁTICAS - MARA VIDAL

 

Nesta etiqueta decidimos falar das nossas ervas aromáticas, uma aventura que começámos recentemente. 

Temos algumas já: tomilho, cebolinho, manjericão, manjericão roxo e malaguetas.

Tiramos muitas dicas do blog da Márcia Souto, Vida Feliz ( http://vidafeliz-m.blogspot.com/. )



CEBOLINHO

NOME: Cebolinho (Portugal) Cebolinha (Brasil) 

NOME CIENTÍFICO: Allium Schoenoprasum

É uma Erva Aromática que tem sabor ligeiramente ácido e picante. 

O cebolinho apresenta folhas tubulares de cor verde-escuro, que atingem no máximo 30 cm de altura. 

As suas flores são parecidas com pompons de cor de rosa pálido e devem ser retiradas rapidamente para as folhas continuarem a rebentar.

ONDE USAMOS: O ponto forte para nós do cebolinho é mesmo cru e picado por cima de sopas, saladas e molhos para saladas.

Eu amo cebolinho, sou suspeita pois quando faz me lembrar uma grande parte da minha infância, quando a minha mãe fazia saladas e me obrigava a comer com o cebolinho, que hoje em dia é das ervas aromáticas que eu mais amo ;)

O NOSSO CEBOLINHO ESTÁ ASSIM:

Mais uma vez admito que ele já esteve muito maior mas desta vez entusiasmamo-nos a colocá-lo no creme JÁ TAVAS CALADO (inclusivé tem a receita qaui no blog).

COLHEITA: Para colher usamos uma tesoura e cortamos um molho deixando sempre pelo menos 2cm da terra para ele poder voltar a crescer, COMO NA IMAGEM:
(Imagem retirada do blog Vida Feliz)
  • Tenho regado só quando a terra está sequinha sequinha, coloco o dedo dentro da terra e quando ele sair seco aí está na hora de regar. 
  • Ao regar encharco mesmo até escorrer por baixo.
  • Todos os dias o deixo ao sol, pois nas minhas pesquisas o que concluí foi que o cebolinho ama umas horas de sol por dia.
  • Importante não regar quando o cebolinho está a tomar sol para não correr o risco de ele cozinhar, então é mais recomendado regar ou de manhãzinha ou à noite.
Obrigado !!




quarta-feira, 1 de junho de 2022

LSRS - CREME JÁ TE CALAVAS -


receitas :

CREME JÁ TE CALAVAS



GÉNERO  : CREMES/SOPAS

NOME : - CREME JÁ TE CALAVAS -



INGREDIENTES :

1 Kg de TOMATE
150g de Cenoura
150g de Abóbora 
120g de Cebola
800ml de Água
5cl de Azeite
CEBOLINHO 


PREPARAÇÃO :

1 - Retire a casca do tomate e corte aos bocadinhos  ,corte os restantes ingredientes aos pedacinhos e coloque a cozer em 0,8 litro de água.

2- Deixe cozer tudo muito bem.

3 -Triture tudo com a varinha mágica sobejamente.

4- Volte a deixar cozer e volte a triturar.

ferver...triturar ...ferver...triturar...ferver...triturar....até ficar um creme.


SIRVA QUENTE ACABADO DE FAZER 

ADICIONE O CEBOLINHO NO PRATO .


Sugestão : 
Acompanhe com pão de forma torrado regado com azeite e alho picado !!

Delicioso!!